Uma das coisas que se tornou corriqueira no mundo pet é a preferência por fêmeas. Lembram-se sempre que o macho levanta a patinha e marca território. Esquecem que a fêmea também faz xixi e que é mais territorialista por natureza que o macho, além de mais possessiva. E se não for castrada, tem o cio que pode vir a ser um problema e tanto, atraindo outros cães e deixando a cadelinha bem alterada, devido à grande carga hormonal.

Na realidade, tudo depende de um bom adestramento, de muita paciência e persistência dos donos – nada mais que isso.

Mas pergunte a alguém que tem um macho se preferiria ter uma fêmea… Não há arrependimento e vai ouvir que não há companheiro melhor!

Abaixo, um texto que recebi de um conhecido veterinário, também criador e árbitro de exposições de cinofilia:

A VANTAGEM DE TER UM CÃO MACHO!

Texto enviado por um conhecido veterinário, criador e juiz cinófilo, bem esclarecedor sobre o mito criado sobre a preferência na aquisição de fêmeas, preterindo os machos (vale para todas as raças):

“Pessoal!

Estou fazendo este post, para poder esclarecer algumas dúvidas e até preconceitos, que ainda existem em relação à se comprar um filhote macho.

Muitas pessoas acreditam que se comprarem uma fêmea, terão mais amor e carinho por parte dela, mais higiene, poderão colocar lacinhos, vestidos, não irão ter problemas de disputa,etc…

Vamos então aos fatos verdadeiros:

Os machos são muito mais amorosos que muitas fêmeas, tenho vários exemplos aqui em casa, posso falar pois tenho experiência com eles.

Machos, quando castrados logo depois do ciclo de vacinações, por volta dos 4 meses, não levantam a perna, não marcam território e usam direitinho o tapetinho higiênico, e não ficam pegando a perna de ninguém!!!

Machos de Shih-tzu DEVEM usar laços para prender os pêlos da cabeça, pois faz parte da raça que isso seja feito e podem sim usar também roupinhas muito charmosas que já existem no mercado.

A castração deve ser feita, tanto em machos quanto em fêmeas, pois evita, quando feita logo cedo, vários problemas psicológicos e físicos, como câncer de mama e gravidez psicológica na fêmeas e câncer de próstata nos machos, não marcam território,etc..

A castração dos machos é mais barata que das fêmeas e a recuperação deles é melhor e mais rápida.

Machos são muito limpos, até mais que muitas fêmeas.

Fêmeas podem ser até mais bravas e agressivas que os machos, e muito mais territorialistas.
As maiores brigas que tenho aqui, são das fêmeas, e não dos machos, e olha que aqui meus machos não são castrados, e nem poderiam ser, por causa do canil, mas tenho muita experiência com machos castrados, pois a vida toda tive cães de vãrias raças.

Quem assistiu o seriado Lassie, não imagina que o cão que fazia este papel, na verdade era macho, pois fisicamente os machos são mais bonitos, mais estruturados que as fêmeas, em todos os animais, na natureza, sempre o macho é mais vistoso, até para poder chamar à atenção da fêmea para acasalar.

Então pessoal, não façam diferença entre fêmea e macho, os dois são importantes, lindos, inteligentes, senão Deus não teria criado os dois sexos.

Ambos tem seu valor e seus encantos!!!!”

Deixe uma resposta